quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Pobreza do Mundo - Parte 3: Benin


18° país mais pobre do mundo, Republica de Benin, antigamente conhecida como Daomé fica localizada na África Ocidental. Sua capital é a cidade de Porto Novo e seu governo esta localizado na cidade de Cotonou.

O idioma oficial é o francês, mas também são faladas línguas nacionais como o fongbé



O Brasil tem forte ligação com Benin. Na época da escravidão, muitos escravos eram trazidos desta região e o estado da Bahia sofre fortes influências em sua cultura. Um exemplo é a culinária. Pratos como o acarajé, feijoada, azeite-de-dendê, e inhame foi trazido junto aos escravos e incorporado á tradição brasileira.



Acarajé
Os escravos vindos da Nigéria e de outras regiões eram encadeados em correntes e levados ao sul do Benin, até o mercado de escravos de Uidá. Eles viajavam somente à noite, não apenas para sobreviver ao calor mas também para não aprenderem os caminhos e fugir. Durante a viagem, inúmeros morriam de cansaço, fome e sede, pois eram alimentados apenas com frutos da floresta.



Desde a Independência a vida política de Benin (Então Daomé) foi controlada por políticos oriundos do sul do país... Com 9 golpes de Estado e mergulhado na instabilidade política, em 1972 um grupo de oficiais subalternos toma o poder e estabelece um regime esquerdista, encabeçado pelo major Mathieu Kérékou, que estatiza empresas privadas de grande porte e cria programas de saúde e de educação popular.



Mathieu Kérékou
Na sequência do golpe de 1972 e no intuito de contrariar esta tendência de predomínio sulista, em 30/11/1975, o nome do país foi mudado para República Popular de Benin – nome de um antigo reino africano do baixo Níger.
A experiência socialista entra em crise na década de 80 e o governo recorre a empréstimos estrangeiros e acontece uma onda de protestos, em 1989, o que levou o governo a promover uma abertura política.
Nicéphore Soglo, chefe do governo de transição formado em 1990, é eleito presidente em 1991. O novo governo enfrenta oposição a seu programa econômico, cujo ponto mais controverso é a redução de funcionários públicos...


Nicéphore Soglo
Nicéphore Soglo fica no poder até 1996, quando Mathieu Kérékou foi eleito presidente e em 2001 conseguiu sua reeleição.
A economia do Benin é pouco desenvolvida e depende da agricultura de subsistência. O cultivo do algodão corresponde a 40% do PIB e aproximadamente 80% do volume de exportação. O Benin também exporta produtos têxteis, produtos artesanais e cacau.
Benin começou a produzir uma quantidade modesta de petróleo em outubro de 1982. A produção foi cessada em anos recentes devido ao esgotamento das reservas.


Em Benin existe um Centro de Promoção Artesanal que ocupa um quarteirão. Nele há o Ateliê Comum, onde trabalham os artesãos, e a Aldeia Artesanal, onde estão reunidas lojas com a rica produção de artesanato. Entre as lojas, há pátios nos quais os artesãos muçulmanos cumprem com suas obrigações e preces em meio à balbúrdia. Tudo deve ser regateado, e o primeiro preço jamais deve ser aceito. É um princípio para que o comprador seja respeitado. Há também no local restaurante, cybercafé, loja de artesanato exclusivo de Abomey, móveis de madeira e vime, escultura de madeira, estatuetas, colares e diversos produtos tradicionais.




Fica a dica para quem queira curtir um pouco da cultura de Benin através da musica acessar o link http://www.lastfm.com.br/tag/benin. É só se cadastrar gratuitamente e curtir o som proveniente deste país...
 
Copyright © 2009 O mundo em que vivemos... All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul